quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Reflexão


Aquele momento em que você se dá conta que tinha um blog e não chegava perto dele desde abril/2013. Mas hoje acordei com vontade de escrever..
Tanta coisa aconteceu nesse intervalo...
No cenário político, econômico e social um país indo a bancarrota. Assunto que não cabe debater mais a fundo aqui. Mas independente de qual partido político estava/está no poder, a unica sensação que tenho é que estamos a deriva numa tempestade daqueles mares do norte com ondas gigantescas....
E não consigo visualizar um mar calmo pelos próximos anos. Infelizmente.
Consequentemente, em nosso micro cosmo particular o reflexo desse cenário é um dia a dia pesado para muita gente. 
Para pais e mães de família que andam perdendo seus empregos e, para os que ficam e assumem tarefas dos que saíram, se sentem sobrecarregados em seus cotidianos e com medo de serem os próximos.
A vida mais cara, a grana mais curta. Cortes, cortes, cortes.
Mas no meio desse caos todo, ontem, no último dia do mês de agosto (mês longo e pesado em todas as esferas...), eu estava voltando para casa e uma gentileza de um colega de trabalho me fez refletir no quanto estamos focados no macro e nas coisas ruins que tem acontecido ao nosso redor e não percebemos o micro e gestos que podem fazer nosso dia muito melhor!!!
Posso citar muitas e muitas coisas que acontecem diariamente comigo. 
Continuo trabalhando na mesma empresa, mas não estamos no mesmo endereço. Acabou a "mamata" de trabalhar a 1 quadra de casa. O lado bom disso: tenho carona todos os dias para ir ao trabalho e 3x por semana almoço com meu pai. Comidinha caseira e de quebra, curto meu velho!
Trabalho com pessoas educadas, gentis, engraçadas (dou boas risadas no meu dia a dia!!!). 
Pessoas que quando saem de férias, sempre me trazem uma lembrança. Ou do amigo que deu uma capa para proteger meu Kindle, em uma segunda-feira qualquer.
Ou, aquele freela de interprete que fiz em 2014 e continuo recebendo e-mail dos alemães dizendo que meu trabalho foi impecável, que eles sempre falam de mim para outras pessoas e do quanto gostaram da estadia de 1 semana em Curitiba.
O início do MBA que tanto queria fazer.
Do abraços apertados e cheirinho dos sobrinh@s e afilhad@s.
Das longas conversas com as amigas de infância, inclusive por WhatsApp. Afinal, tecnologia está aí para isso também!!!
Das viagens, mais do que perfeitas, que me propus a fazer todo ano e estou conseguindo. E sempre com excelentes companhias!!!
É o acordar todos os dias com miados e uma patinha peluda e preta no meu nariz me pedindo carinho.
E aquela gentileza citada acima, foi um pedaço de bolo da festa de aniversário de outro andar que ele lembrou de trazer um pedaço para mim sem eu pedir...
Um gesto tão pequeno, mas tão grande...
Essa pequena reflexão não é uma apologia a alegria desmedida e euforia diária. Isso é histeria!!! Todo mundo tem problema, mau humor, rotina, desgastes diários. A gente liga a TV e só vê tragédia para todos os lados..
É tirar o foco das coisas ruins e saber agradecer as pequenas coisas legais que nos acontecem, gentilezas que podemos fazer e também recebermos de volta. Causa e efeito. É o foco no bom. 
A vida não vai melhorar de uma hora pra outra com isso. Não. Mas quem sabe, se cada um fizer sua parte em seu micro cosmo, o mundo não se torne um lugar melhor para viver.
Gentileza gera Gentileza!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário